A visão se ciencia segundo tres filosofos
Diferente de Popper é a exposição do norte-americano Thomas Kuhn (1922-1996), para quem não existe um progresso científico linear, ou seja, não há uma continuidade na linha ascensional, cumulativa, obtida por meio de um método científico. No seu livro Estrutura das revoluções científicas (1962), o filósofo afirma que as práticas científicas transcorrem sempre nos domínios de um paradigma, uma espécie de matriz teórica que oferece as balizas para o desenvolvimento das pesquisas nas diferentes ciências. Sob esse prisma, as investigações científicas procurariam sempre a confirmação das teses pertencentes ao paradigma em vigor.
O que é Ciência?
A ciência é uma forma organizada do pensamento objetivo, é algo que procura estudar e investigar a estrutura das coisas. Logo veremos a maneira de ciência para três importantes filósofos da historia. Estes são Thomas Kuhn, Gaston Bachelard e Karl Popper.
A visão de Ciência segundo Karl Popper Para Popper a ciência é um processo cientifico que caminha em direção a verdade, sendo uma teoria onde não há algo que a contrarie, porem não significa que futuramente essa teoria possa ser derrubada, dando espaço para uma nova teoria (ciência). Logo intendemos que uma ciência é feita a partir de passos já dados, é um progresso a partir de dados anteriores, e não é fato imutável pois um dia pode-se haver algo que a prove como falsa ou incompleta.
A visão de Ciência segundo Gaston Bachelard Para Gaston Bachelard a ciência é um conjunto de saberes, e que não se intende a ciência investigando suas origens de forma linear, pois se devem analisar as conexões de um conhecimento. Ele usa o exemplo da pólvora para ilustrar sua teoria, dizendo que a pólvora “pronta” foi descoberta antes de se saber que na verdade ela é a mistura de enxofre, nitrato de potássio e carvão.
A visão de Ciência segundo Thomas