RESENHA DA MAGIA A CIE NCIA 2012

2236 palavras 9 páginas
RESENHA
ROSSI, PAOLO. FRANCIS BACON: DA MAGIA À CIÊNCIA. TRAD. AURORA FORNONI BERNADINI. 3ª ED. LONDRINA: EDUEL, CURITIBA: EDITORA DA UFPR, 2006, 447 p. Lidiany C. O. Godoi1

“A esta altura, não seria impróprio distinguirem-se três gêneros ou graus de ambição dos homens. O primeiro é o dos que aspiram ampliar seu próprio poder em sua pátria, gênero vulgar e aviltado; o segundo é dos que ambicionam estender o poder e o domínio de sua pátria para todo o gênero humano, gênero sem dúvida mais digno, mas não menos cúpido. Mas se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição, se assim pode ser chamada, seria sem dúvida a mais sábia e a mais nobre de todas” (BACON, 1997, p. 91).

A ciência no período do Renascimento é um dos temas centrais dos trabalhos elaborados pelo historiador italiano Paolo Rossi, professor de história da filosofia da Universidade de Florença. Voltando-se à história das ideias, seus escritos procuram mostrar a complexidade cultural que envolve o surgimento das ciências modernas, principalmente das ciências não clássicas, como, por exemplo, o magnetismo, a mineralogia e a eletricidade, ciências - sobre as quais teve um peso decisivo a filosofia baconiana ao estabelecer uma nova avaliação das artes mecânicas e do fazer científico e de seus respectivos lugares na cultura de seu tempo. Paolo Rossi organizou importantes edições das obras de Diderot, Rousseau, Vico e Francis Bacon e publicou, entre outros livros, Clavis universalis (1960), Storia e filosofia (1969) Aspetti da rivoluzione scientifica (1971), Immagini dela scienzia (1977), Os filósofos e as máquinas (1989), Os sinais do tempo (1992), A ciência e a filosofia dos modernos (1992), Naufrágios sem espectador (1996), O nascimento da ciência moderna na Europa (2001).

Francis Bacon: da magia à ciência

O livro de Paolo Rossi, resultado de sua tese de doutorado, foi publicado no ano de 1957. Nesta extensa

Relacionados

  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas