resenha met ii gerenciamento resultados
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
METODOLOGIA DA PESQUISA II
BRUNO PARMAGNANI NEVES
Resenha do Artigo: “Gerenciamento de Lucros: que Pensam os administradores, contadores e outros profissionais de empresas do Brasil?” por Moacir Sancovschi e Felipe Faissol Janot de Matos publicado na Revista de Administração e Contabilidade – RAC, 2003.
Os autores do artigo compararam julgamentos de profissionais que trabalham nas empresas brasileiras com os profissionais que trabalham nas empresas americanas. A conclusão em que eles chegaram foram que os resultados podem ser explicados por três efeitos:
- do uso generalizado de sistemas de controle financeiro nas empresas;
- das características das normas que regem o funcionamento do mercado de capitais brasileiro e dos EUA;
- dos modos de governança corporativa das empresas que empregam os profissionais estudados.
O artigo começa introduzindo conceitos relevantes sobre contabilidade. A contabilidade é uma ciência que tem por objetivo fornecer informações relevantes e fidedignas aos seus usuários sejam eles quais forem fazendo uso de seus princípios para que estas informações permaneçam dentro dos conformes de transparência e ética. No entanto alguns profissionais da área são forçados a tomarem diferentes condutas, pressionados a cumprir metas financeiras em condições em que as possibilidades de alcançá-las são reduzidas, ou em que os custos esperados de não atingi-las são considerados excessivos, eventualmente aproveitam a flexibilidade oferecida pelos princípios contábeis, com o propósito único e exclusivo de garantir que essas metas sejam atingidas.
Na revisão de literatura os autores comentaram os resultados de duas pesquisas realizadas nos Estados Unidos, nos anos 90, que documentaram e avaliaram o julgamento de gerentes, supervisores, contadores e demais funcionários de empresas, sobre o gerenciamento de lucros, e enunciaram os