A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICIPIO DE PICOS-PI.
PIAUÍ – CAMPUS: PICOS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: NÚCLEOS TÉMÁTICOS
A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DA
REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICIPIO DE
PICOS-PI.
Raimundo Nonato Nunes Lima1
RESUMO
Este trabalho relata os resultados de um levantamento sobre a situação atual do ensino de Química, sob a perspectiva dos alunos, nas instituições de Ensino
Fundamental e Médio da rede pública de Picos - PI. Foram investigadas questões como a percepção que os alunos têm da Química ao primeiro contato com a disciplina e atualmente; a forma como encaram o processo de avaliação; as relações que conseguem ou não estabelecer entre o conteúdo trabalhado na escola e seu cotidiano; a importância que atribuem à Química tanto para sua formação como para o seu dia a dia etc. Os resultados apontam a fragilidade existente no processo de ensino-aprendizagem que não consegue, entre outras coisas, estabelecer relações entre teoria e prática. Indicam também que apesar de todas as dificuldades a Química não parece ser para os alunos o bicho-de-sete-cabeças que comumente se pinta.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino-aprendizagem. Química. Picos.
1 INTRODUÇÃO
1
Graduando do Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Estado do Piauí - IFPI/ Picos.
A sociedade atual caracteriza-se por um desenvolvimento técnico-científico cada vez mais exigente. Para nela viver - e sobreviver - circulando com desenvoltura, o indivíduo precisa adquirir inúmeras habilidades. Cabe às instituições de ensino favorecer aos seus alunos um aprendizado significativo que lhes permita desenvolver tais habilidades, e assim, participar ativamente, como reais cidadãos, da sociedade na qual estão inseridos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM
(BRASIL, 2002) ressaltam que os conteúdos