A visão da economia atual e a sua influencia no cidadão brasileiro
Ocorre que hoje o cenário da economia brasileira atual é bem diferente do período de 2008, a economia possui uma dinâmica interna mais fortalecida, e isto ajuda o país a enfrentar de maneira diferente a crise lá fora, logo o período recessivo não é esperado, o que pode acontecer é uma diminuição no crescimento econômico.
O Brasil atualmente é considerado a 6ª economia mundial, de acordo com instituto britânico, em matéria publicada em dezembro de 2011, e teve crescimento de 7,5% em 2010, e para o ano de 2012 o governo prevê um crescimento apenas de 3,5%, devido a desaceleração da atividade econômica.
Em relação a 6ª posição que o Brasil se encontra, o Governo Federal mencionou que a economia cresceu 2,7% em 2011 até um PIB no total de R$ 4,143 trilhões, que o CEBR transforma com o câmbio de hoje em US$ 2,469 trilhões.
O atual posicionamento do Brasil é destacado pelo seu vasto potencial de recursos naturais, como o ouro, prata, petróleo e os minerais na Amazônia, e isto o fortalece como produtor e exportador. Além do fato de ser considerado um país emergente, e a sua situação política estável atrai investidores externos, pois é difícil que ocorra movimentos rebeldes, violentos contra o governo. É necessário mencionar ainda a grande população do país, ainda que a media de renda seja baixa, e o fortalecimento das industrias.
É necessário frisar que as taxas de desemprego caíram no país, e devido isto houve um aumento na distribuição de renda, no entanto está renda média do brasileiro, ainda é considerada baixa, devido muitos cidadãos ainda viverem na miséria, sem educação e sem qualidade de vida digna.
Ainda existe outro fator importante acerca da economia atual, a elevada taxa tributária que o cidadão brasileiro paga, e tais tributos não são repassados