Humanismo
Centro de Ciências Humanas
Curso de Letras Português
Fabiana oliveira santos
RESENHA CRÍTICA:
O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Montes Claros-MG
Abril/2012
Fabiana oliveira santos
O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Letras Português, da Universidade Estadual de Montes Claros para disciplina Literatura Portuguesa I
Professor(A): Kaytia Queiroz Alencar
Montes Claros-MG
Abril/2012
VICENTE,GIL. Auto da Barca do Inferno.Coleção Clássicos da Literatura. São Paulo: Galex,sd
Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI). nasceu na cidade de Guimarães (Portugal) em 1466. Morreu em 1536.Local de nascimento e ano e morte hipotético (mais prováveis de acordo com estudos recente). - Escreveu peças de teatro e poemas.
Principais obras- Auto Pastoril Castelhano (1502),- Auto da Visitação (1502).- Auto dos Reis Magos (1503)- Auto da Índia (1509),- Auto da Sibila Cassandra (1513),- Auto da Barca do Inferno (1516),- Auto da Barca do Purgatório (1518),- Auto da Barca da Glória (1519),- Farsa de Inês Pereira (1523) .
O livro é uma drama clássico da obra do português Gil Vicente que apresenta em cena duas embarcações, uma guiada pelo anjo que leva as almas em destino ao paraíso e a outra guida pelo o diabo em destino ao inferno. As pessoas que morrem chega em dos barcos são julgadass segundo suas obras. O fidalgo soberbo, Omzeiro ambisioso,o sapateiro ladrão,o frade namorador, a alcoviteira Brísida Vaz,o judeu rejeitado,corregedor guloso, o procurador corrupto, o enforcado testa-de- ferro, as sentenças destes personagens foram a condenação, enquanto o ingênuo Joane, os quatro cavaleiros de cristo foram sentença de salvação.
A peça foi escrita num Género Dramático,