A visao do professor sobre o aprendizado do futsal na escola
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DANIEL TENORIO MATOS
A VISAO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FISICA NO APRENDIZADO DO FUTSAL NA ESCOLA
PORTO VELHO/RO
2013
DANIEL TENÓRIO MATOS
A VISAO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FISICA NO APRENDIZADO DO FUTSAL NA ESCOLA
T
Trabalho de Conclusão de Curso elaborado como requisito parcial para obtenção do grau de Educação física, apresentado à Faculdade Metropolitana
Orientador: Prof, Francisco Tadeu
PORTO VELHO/RO
2013
1 INTRODUÇÃO
Segundo a CBFS (2010), a origem do Futsal tem duas versões sobre o seu surgimento. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores de Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar. Com isso passaram a usar quadras de basquete e hóquei. No início jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. Já para Voser e Giust(2002), o futsal tem duas versões de sua origem. A mais aceita e considerada mais provável é que ele tenha sido inventado na década de 1930 na Associação Cristã de Moços(ACM) de Montevidéu, Uruguai.
Santana (2004) observa que o futsal criou uma identidade popular e tornou-se um fenômeno por ser um esporte que se assemelha com o futebol, porém pode ser praticado em espaço e numero de jogadores reduzido e com pouco material.
Atualmente por se assemelhar com o futebol, esporte mais popular do Brasil, a modalidade esportiva coletiva futsal é aplicado de forma constante nas aulas de educação física.
Porem, muitos profissionais de educação física aplicam o futsal em suas aulas de forma não orientada. Enfatizando somente o jogo propriamente dito, deixando de introduzir os fundamentos básicos e o lúdico, que essências para o desenvolvimento das valências físicas e também para a percepção de valores para vida