A virgindade est fora de moda
Primeiro é preciso determinar o que é a virgindade e qual seu significado na sociedade.
O conceito
O conceito de virgindade é elaborado pela sociedade, com base em critérios tanto biológicos quanto sócio-culturais, porém é um conceito muito relativo entre as culturas, sendo muito valorizado em alguns meios sociais ou religiosos, especialmente no que diz respeito à preservação da virgindade antes do casamento.
A palavra virgindade não significa necessariamente um fato anatômico, é algo muito mais simbólico do que físico.
Por exemplo: usar a integridade do hímen como indicação de virgindade da mulher ou o frênulo do prepúcio para o homem é relativo e enganador.
Uma vez que existem casos onde o rompimento acontece sem que haja a relação sexual; para os homens, estes podem romper o frênulo durante o exercício da masturbação ou do “5 contra 1”, havendo uma intensidade latente durante o exercício do “auto-amor” pode ocorrer o rompimento do frênulo. Já as mulheres o rompimento do hímen pode ocorrer em atividades ou acidentes físicos diversos, como na prática da equitação, ginástica, ou ainda com algum movimento mais bruto, e um hímen preservado não exclui penetração vaginal.
Em todo caso a palavra virgindade não necessariamente significa um fato anatômico, é atrelada à primeira vez como algo emocional e simbólico.
Misticismo e Simbologia
Historicamente o estatuto de virgindade foi considerado como conferindo capacidades mágicas ou sagradas.
- Assim por exemplo no antigo oráculo de Delfos o contato com os deuses era estabelecido pela Pítia, uma mulher virgem.
- Durante a idade média, acreditava-se que o mítico unicórnio só podia ser domado por virgens.
- Na tradição cristã a virgindade é um conceito importante, especialmente no que diz respeito à Virgem Maria e sua concepção divina, que ocupa um lugar central no dogma cristão católico e ortodoxo.
- Votos de castidade e celibato são necessários para entrar na vida monástica ou