A violência se manifesta por meio do abuso da força...
A violência se manifesta por meio do abuso da força, ou seja, sujeitar alguém a alguma coisa. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo (Maneira de se comportar própria de bandido).
Os vários tipos de violência são um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.
Slide 2
O poder público se mostrou incapaz de enfrentar essa grande perda social. E o pior, é que a violência existe com a cumplicidade de grupos de polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridades do poder judiciário. A corrupção também é uma forma de violência contra os direitos da população.
As causas das violências são associadas com alguns tipos de problemas sociais, como a miséria, a fome e o desemprego. Porém nem toda criminalidade é originada de condições econômicas. Além disso, um Estado sem eficiência e sem programas de políticas públicas de segurança contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
Slide 3
Em um Estado democrático, a repressão controlada e a polícia têm um papel de extrema importância no controle da criminalidade. Por isso deve ser juntamente apoiada e vigiada pela sociedade civil.
A solução para a violência no Brasil envolve os mais diversos setores sociais, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também busca imediatamente, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. O que Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.