A VIOLÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
CONCLUSÃO.......................................................................................................8
REFERÊNCIAS.....................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A palavra “inclusão” invadiu o discurso nacional atualmente, passando a ser usada em diferentes contextos e mesmo com diferentes significados. Este fato, ao invés de favorecer a compreensão sobre o processo a que a palavra se refere, tem feito dela um simples modismo, uso muitas vezes superficial de um rótulo, vazio de significação social. Entretanto, não se pode ignorar o longo e importante processo a relação da sociedade com a parcela da população constituída pelas pessoas com deficiência tem se modificado no decorrer dos tempos.
As pessoas com deficiência possuem limitações físicas ou mentais que muitas vezes as incapacitam ou provocam desvantagens para determinada atividade, gerando estigmas individuais e coletivos. As discriminações decorrentes da deficiência, como a violência, impedem que a pessoa tenha uma vida normal em sociedade.
A violência pode ocorrer em diversos contextos, assumindo múltiplos significados, devendo-se considerar que além da violência inerente às relações interpessoais encontramos a violência estrutural própria do sistema capitalista em sociedades marcadas pela desigualdade de distribuição de renda e pela dominação de classes. Inferiorizar o corpo com impedimentos em prol dos padrões dito normais é tirar a responsabilidade de uma sociedade que deveria aceitar a diversidade como uma característica humana em vez de