A Violância Urbana
I - Introdução
II- Violência Urbana
III- Conclusão
IV – Bibliografia Introdução
Para a realização deste trabalho, abordei um tema complexo, mas extremamente atual. Violência Urbana sendo um bom tema do ponto de vista sociológico, decidi fazer uma leitura crítica acerca dos artigos existentes sobre a temática. Violência Urbana… É cada vez mais banal falar sobre ela. Marginalização, distúrbios nas ruas, pobreza, poluição, desregramento demográfico… Todos os dias, através dos meios de comunicação entram em nossas casas, relatos sobre quem a viveu na pele.
Violência Urbana
A violência urbana é um problema que afeta a ordem pública e toda a sociedade, independente de classe social, englobando diversos tipos de violência: doméstica, escolar, dentro das empresas, contra idosos, crianças, entre outras. Esses mal vêm amedrontados as pessoas e muitas vezes impedindo-as de realizar diversos tipos de tarefas. Não há uma causa específica para a violência, apesar de muitos especialistas apontarem a má distribuição de renda como fator principal.
De fato, a desigual distribuição de renda desencadeia um circulo vicioso que vai da privação da educação e de condições básicas de saúde e moradia até o desenvolvimento de caminhos ilegais e a criminalidade. Mas por outro lado, se a pobreza realmente fosse a causa principal da violência urbana brasileira, cidades nordestinas teriam os índices mais altos de violência. Sendo assim, outras causas seriam a desestruturação familiar, o desemprego e o crescimento do crime.
Pois é, as consequências da violência são terríveis, o crescimento do tráfico de drogas, o aumento de crimes extremamente violentos que começam por brigas familiares, de bar ou de trânsito. Sem falar nos roubos que aumentam ainda mais o medo e falta de liberdade dos cidadãos. A solução para a violência urbana não é aumentar o reforço policial como o governo já tentou fazer, mas sim tentar conscientizar toda