A vinda da familia real para o Brasil (Resumo em imagens e legendas)
O príncipe regente desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808. Ainda em Salvador Dom João abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que navios estrangeiros comerciassem livremente nos portos brasileiros.
De Salvador, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, onde chegou em 08 de março de 1808. O Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa.
Além das mudanças comerciais, a chegada da família real ao Brasil também causou um reboliço cultural e educacional.
A criação da Real Academia Militar(1810) pelo Conde de Linhares, ex-aluno da Universidade Pombalina. A finalidade da Academia consistia em garantira formação científica de oficiais do exército e engenheiros.
A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios foi criada pelo decreto de 12 de agosto de 1816, com a finalidade de promover e difundir o ensino de conhecimentos considerados como indispensáveis para a “comodidade e civilização dos povos”, abrangendo áreas como agricultura, mineralogia, indústria e comércio.
Academia imperial de belas artes Instituição inaugurada pelo governo imperial brasileiro em novembro de 1826, no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o ensino das Belas Artes em bases acadêmicas no país
Banco do Brasil em 12 de outubro de 1808, para servir de instrumento financeiro do Tesouro Real, embora a sua finalidade declarada fosse a de atuar como instituição creditícia dos setores produtivos - comércio, indústria e agricultura;