A vida
No início do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, obrigando D. João VI (rei de Portugal), sua família e sua corte (nobres, artistas, empregados etc.) a virem para o Brasil. D. João VI, preocupado com o desenvolvimento cultural, trouxe para cá material para montar a primeira gráfica brasileira, onde foram impressos diversos livros e um jornal chamado A Gazeta do Rio de Janeiro. Nesse momento, o Brasil recebe forte influência cultural européia, intensificando ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses (1816) encarregado da fundação da Academia de Belas-Artes (1826), na qual os alunos poderiam aprender as artes e os ofícios artísticos. Esse grupo ficou conhecido como Missão Artística Francesa. Os artistas da Missão Artística Francesa pintavam, desenhavam,esculpiam e construíam à moda européia. Obedeciam ao estilo neoclássico (novo clássico), ou seja, o estilo artístico que propunha a volta aos padrões da arte clássica (greco-romana) da Antiguidade.
Veja algumas características de construções neoclássicas:
Colunas (de origem grega)
Estrutura de sustentação das construções. Compõe-se de três partes: base, fuste (parte maior) e capitel (parte superior com ornamentos). As colunas apresentavam formas diferentes, caracterizando três estilos gregos: dórico, jônico e coríntio.
[pic]
Arcos (de origem romana)
Elemento de construção de formato curvo existente na parte superior das portas e passagens que serve de sustentação.
Frontões:
Estrutura, geralmente triangular, existente acima de portas e colunas e abaixo do telhado. Os frontões podem receber os mais variados tipos de decoração.
Os artistas neoclássicos seguiam regras muito rígidas de como desenhar e pintar, ensinadas nas academias de arte.
Conheça algumas obras e artistas da Missão Francesa:
Nicolas-Antoine Taunay (1775-1830) : Pintor