a vida
ARTIGO CIENTÍFICO
ENTREGA: 30/06/2010
TEMA A GOSTO, RELACIONADO A MEDICINA VETERINÁRIA.
4.2 ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Basicamente, a estrutura de um artigo científico passa por alguns elementos principais em sua constituição, que são:
a) Título/ Subtítulo (que não deve ser confundido com o tema da pesquisa).
b) Autor/ Autores/ demais participantes da pesquisa.
c) Resumo e/ou o equivalente em língua estrangeira (pode ser abstract ou resume, por exemplo, conforme a tendência do tema e sua penetração em determinada bibliografia estrangeira).
d) Palavras-chaves.
e) Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
f) Referências (bibliográficas ou utilizações de outros suportes, como a internet, por exemplo). No que se refere ao título do artigo, ele tem de coadunar-se ao tema do trabalho. O título é a designação do artigo científico, enquanto o tema é o objeto de estudo da pesquisa. Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra. Por vezes, a nota de rodapé pode indicar a circunstância em que o trabalho foi realizado, ou quaisquer outras considerações que o pesquisador considerar relevante. Em relação ao(s) autor(es) ou demais participantes da pesquisa, os nomes dos integrantes devem constar em ordem crescente de envolvimento no artigo. Os dados da titulação de cada um serão indicados em nota de rodapé por meio de numeração ordinal.
Essas indicações devem aparecer do centro para a margem direita. Cumpre ressaltar que é de suma importância a referência, em nota de rodapé, das instituições às quais os autores estão vinculados, bem como a agência de fomento à pesquisa (quando for o caso) que concedeu a bolsa, possibilitando o aprofundamento do estudo. O resumo do artigo científico é elaborado de acordo com as normas das revistas especializadas encarregadas da publicação do artigo (essa extensão é relativa e apresenta, geralmente, a contagem vinculada a um número de palavras