Algebra linear na Engenharia Mecanica
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA LINEAR NA ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO: Engenharia Mecânica
Aluno: Higor Charles Martins Castro RA: 314118697
Professor Orientador: Fabiana Pereira Oliveira
1 INTRODUÇÃO
Nos cursos de engenharia de modo geral tem-se nos primeiros semestres um núcleo comum de disciplinas básicas da área da matemática, entre elas, álgebra linear, geometria analítica e cálculo diferencial e integral.
Os profissionais da engenharia necessitam da formação de competências para sua atuação, das quais, construir modelos para descrever e analisar situações, testar hipóteses, analisar e otimizar processos, que constituem habilidades adquiridas no estudo dessas disciplinas da matemática. Neste trabalho destaca-se a disciplina de álgebra linear na formação de engenheiros.
2 ESTUDO DA ÁLGEBRA LINEAR
A álgebra linear ocupa lugar de destaque nas diversas áreas da matemática – da análise à estatística, onde se utilizam, constantemente, o cálculo matricial e vetorial. A importância da álgebra linear tem crescido nas últimas décadas. Os modelos matemáticos lineares assumiram um importante papel juntamente com o desenvolvimento da informática e como seria de se esperar, esse desenvolvimento estimulou um notável crescimento de interesse.
Algumas das possibilidades de aplicações dos conteúdos da disciplina na modelagem matemática de problemas e situações concretas em engenharia são: 2.1 - Equações lineares em decisões gerenciais; circuitos eletrônicos e exploração de petróleo, entre outros.
2.2 - Álgebra matricial em computação gráfica.
2.3 - Determinantes em cálculo de áreas de volumes de sólidos poliédricos.
2.4 - Espaços vetoriais em sistemas de controle.
2.5 - Autovalores e autovetores em sistemas dinâmicos, entre outros.
Apesar da linguagem específica desta disciplina muitos problemas de ordem prática são resolvidos por meio de técnicas simples, como