A VIDA
RESUMO: A indústria cultural; conceito cunhado por Benjamin (1892-1940), Adorno (1903-1969) e Horkheimer (1895-1973); atualizaram e difundiram o repertório das artes clássicas gregas em que se destacaram padrões de beleza relacionados ao corpo idealizado. Um corpo esteticamente belo e perfeito deveria ser saudável, atlético, proporcional e possuidor de um intelecto brilhante; mentalidade que contamina na sociedade através das comunicações de massa.
Palavras-chaves: Indústria cultural; Estética grega; Corpo.
Introdução
Este artigo nasce da reflexão acerca de alguns aspectos da complexa relação entre o modelo de corpo que vem sendo divulgado pelas mais variadas formas de mídias (revistas, jornais, televisão, rádio, cinema etc.) e que provoca na maioria dos receptores, um sentimento de inadequação diante do modelo de corpo proposto por esses meios.
A ênfase aqui engloba algumas permanências subjetivas que, com o passar do tempo, foram se consolidando a partir das referências estéticas gregas as quais culminam no culto ao corpo perfeito visibilizado nos meios de comunicação.
Vale lembrar que a palavra estética vem do grego aisthesis, e possui um significado voltado ao apelo para os sentidos. Pode significar também, percepção ou conhecimento mais sensível da realidade. Outros contornos do termo versam para uma interpretação da estética como ramo da reflexão filosófica sobre a arte. O conceito é alvo do pensamento da Grécia Antiga e perpassa os séculos como objeto de estudo e pesquisa.
Isabel Orestes Silveira
RESUMO: A indústria cultural; conceito cunhado por Benjamin (1892-1940), Adorno (1903-1969) e Horkheimer (1895-1973); atualizaram e difundiram o repertório das artes clássicas gregas em que se destacaram padrões de beleza relacionados ao corpo idealizado. Um corpo esteticamente belo e perfeito deveria ser saudável, atlético, proporcional e possuidor de um intelecto brilhante; mentalidade que contamina na