A vida
Conteúdo:
Introdução
Neste trabalho irei falar acerca da origem da actividade hoteleira e sua progressão ate ao seculo em que vivemos, a origem do restaurante, referindo utensílios de restaurante e modos de apresentação de um empregado/a de mesa.
A origem da atividade hoteleira
As primeiras manifestações de actividade hoteleira, com características tendencialmente comerciais, tiveram origem de forma espontânea e gratuita de forma naturalmente precária nos primeiros tempos de civilização.
Com o decorrer dos séculos, os modestos abrigos foram sendo gradualmente substituídos por “Cabarets” (lugares primeiramente designados para servirem apenas vinho)
Quando situado fora das povoações ou em lugares de peregrinação frequente serviam igualmente refeições e bebidas.
Foi este tipo de estabelecimento que derivou de outras formas mais tarde se verificou o aparecimento principalmente nas principais cidades do Império Romano, de verdadeiros hotéis, de vários andares que “empregavam” ao seu serviço principalmente escravos.
Mas foi mais tarde em Itália depois da era cristã e até a era moderna, mais do que qualquer outra nação passou a receber um número mais elevado de viajantes.
Em Itália os hotéis cresceram com bastante importância e prestígio, oferecendo aos visitantes um nível apreciável de conforto e qualidade da cozinha.
Foi, porém, no século XVIII que foi principalmente caracterizada pelo requinte de maneiras e modos de vida de uma era essencialmente palaciana, foi marcada pelos magníficos progressos dos estabelecimentos hoteleiros, em constante evolução.
Mas foi no século XIX que foi celebrado por algumas invenções descobertas (Máquina a vapor, a eletrecidade, etc…), foi desde então que os estabelecimentos hoteleiros se constituíram como uma verdadeira indústria, que a sociedade não iria mais dispensar.
Foi mais tarde que a hotelaria atingiu uma fase notável devido também ao espantoso progresso dos meios de transporte, e pelo gosto assumido,