a vida
Pra explicarmos de uma forma objetiva, começaremos com o conceito de Desembolso.
O desembolso é, simplesmente, toda e qualquer saída de dinheiro dos caixas ou dos bancos.
Já um gasto é todo o sacrifício financeiro que a empresa faz para obter um produto ou serviço, independentemente de ter pago ou não, simplesmente gastou. Um gasto pode ser um custo, uma despesa ou um investimento.
O custo é todo gasto utilizado e a acumulado para gerar um produto ou serviço. De forma bem simples e clara, é tudo aquilo que foi utilizado para fabricar ou produzir.
A despesa é o gasto que a empresa usa para vender o seu produto ou o seu serviço e, ao contrário do custo, não tem ligação com a produção dos mesmos.
O investimento é um gasto em cima de um bem ou serviço que acumulam ou aumentam a riqueza da empresa. São máquinas, equipamentos, imóveis, benfeitorias. É muito fácil confundir investimentos com despesas. Uma reforma de um prédio/edificação, se for somente para manter o que já existia, é uma despesa com manutenção, contudo se for aumentar a área útil ou aumentar o patrimônio da empresa, então é um investimento. Para distinguir um investimento de uma despesa, faça a pergunta: Esse gasto aumenta o valor da empresa? Se a resposta for sim, é um investimento.
Existe também outro conceito muito comum de gasto, que é perda. A perda consiste no gasto imprevisto ou incomum que não trás benefício algum para a empresa. Está associado aos roubos, estoques de mercadorias vencidas, acidentes no trabalho e etc.