A vida sexual e reprodutiva
O presente trabalho é da cadeira Métodos de Estudos e Habilidades para a Vida. Nele temos como objectivo fazer um ensaio sobre “A vida sexual e reprodutiva: Inicio da Vida sexual na adolescência, as diferentes formas de expressão da sexualidade e seu impacto no estudo, o assédio sexual no ambiente académico, formas de assédios e suas manifestações”.
Muita gente acredita que a sexualidade diz respeito ao ato físico de um casal ou seja quando acontece uma relação. Só que a sexualidade é muito mas do que isso, isto é; falar da sexualidade envolve um conjunto de coisas que estão para além do acto físico da sua prática.
Em termos metodológico este trabalho é fruto duma pesquisa documental de literatura sobre o assunto em debate. Pois, na pesquisa documental o grupo recorreu a bibliotecas físicas e virtuais. E depois da busca de informações sobre o assunto fez uma leitura da mesma e encontrou-se linhas de discussões que norteiam o presente trabalho.
O presente trabalho encontra-se dividido em cinco partes. A introdução, onde o grupo dedica a apresentação do trabalho, os passo trilhados para a sua realização e a respectiva estrutura do trabalho. A segunda a conceptualização, são definidos alguns conceitos que tornam-se relevante para compreender o debate em questão,
A terceira, inicio da vida sexual na adolescência, apresenta-se as discussões sobre a sexualidade na adolescência. Na quarta parte, aborda-se as diferentes formas da expressão da sexualidade e seu impacto no estudo, a quinta parte aborda o assédio sexual no ambiente académico, suas formas e manifestações. A última parte faz as considerações finais do trabalho, onde em linhas gerais faz-se uma súmula do trabalho.
Conceptualização
Para a materialização deste trabalho optamos por aprestar alguns conceitos que permite entender o assunto em debate. Neste sentido, os conceitos são: sexualidade, saúde sexual reprodutiva e assédio.
Sexualidade é a parte integral da personalidade de todo o ser humano.