A Vida Secreta Das Plantas
Marcos Davi de Jesus Silva
RESUMO: A vida secreta das plantas
Arataca / BA
2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO MILTON SANTOS
Trabalho apresentado a prof.: __________________________, da disciplina de Biologia, para obtenção de nota da II unidade.
Arataca / BA
2014
A vida secreta das plantas
No inverno rigoroso as plantas precisam lutar para sobreviver, para que na chegada do calor possam invadir novos territórios. Com a chegar da primavera as plantas rasteiras correm contra o tempo para abrirem suas flores. No outono uma espécie de fungo menor aparece no chão da floresta: é a estrela da Terra. Elas se abrem nessa época do ano para tirar vantagem das chuvas, pois apenas uma gota de água lhes da energia para lançar seus esporos no ar. Outra espécie que depende da chuva para liberar suas sementes é o mesembriantemo, em que a repentina absorção de água por seus tecidos possibilita a abertura. Curiosa necessidade de clima para germinação é a da espécie protéia, que depende da estação de incêndios para germinar. A espécie animal cazoá tanto os machos quanto as fêmeas apresentam barbelas da mesma cor do principal fruto que comem, essa adaptação provavelmente serve para mostrar ao parceiro que o animal é saudável, é bem adaptado.
Nas dunas da Califórnia é encontrada a planta gaiola, que assim como as dunas está sempre em movimento. A aparência da planta é de morta ser movida pelo vento na superfície das dunas, mas dentro existe vida: carregam partículas com toda a carga genética para se tornarem plantas adultas. Algumas plantas tem a adaptação para chegarem a lugares inimagináveis sem nenhuma ajuda, com seu próprio esforço. O linho brabo é um exemplo, esta espécie consegue chegar a uma parede a 15 metros do chão, isso ocorre, pois com o cair das pétalas de suas flores, as sementes de sua