A vida secreta da criança antes de nascer
A vida secreta da criança antes do nascimento tem como ponto de partida levar-nos a conhecer um pouco mais sobre o nascimento. O mesmo diz “A criança antes de nascer é um ser humano consciente e capaz e de reações, e que desde o sexto mês de gestação (mais cedo talvez) tem vida afetiva”. Constata-se então que o vínculo entre mãe e feto se torna primordial para este, visto que tudo que ocorre com a mãe estará afetando o filho. É primordial ressaltar a importância do pai durante a gestação não se restringe a apenas dar suporte físico à mulher. Sua presença colabora para criar um vínculo familiar entre pai, mãe e o filho, antes mesmo do nascimento.
Segundo Thomas Verny a estabilidade e o equilíbrio emocional do feto está no ambiente de relacionamento dos pais da criança. “A chave da felicidade e a saúde dos filhos está nas mãos dos pais”. Diante disso percebe-se que o ambiente da vida adulta pode influenciar no emocional do bebê. Assimila–se então a ideia que “Quando nasce num ambiente caloroso, seguro, humano, a criança é muito mais consciente da maneira ela qual ela veio ao mundo. Aí está toda diferença. Ela sente a diferença a gentileza, a doçura, o contato amoroso, reage de forma bem mais positiva do que faz diante da luz viva, dos ruídos médicos e da atmosfera fria e impessoal tão frequentemente associados ao nascimento em meio hospitalar.”
Desde sua formação embrionário o ser humano é “afetado” pelo meio por relações congênitas. O feto é incapaz de “compreender “o que lhe é dito em palavras mais seus