A Vida na Grécia
Em todas as fases da vida , havia muitas diferenças entre homens e mulheres da Grécia antiga, as mulheres viviam separadas dos homens em cômodos separados, que eram chamados de Gineceu onde ficavam confinadas a maior parte do tempo, as mansões da elite eram divididas em duas partes, masculina e feminina.
As meninas tinham brinquedos que se referiam á vida que teriam como adultas, como mães, donas de casa, dedicadas á costura de lã e ao comando dos escravos domésticos. Os meninos brincavam de lutas, já antecipando sua entrada no exército. O casamento na Grécia Antiga reproduzia a diferença entre ricos e pobres . Aqueles que eram camponeses ou artesãos, tinham que trabalhar para sobreviver e casavam-se cedo. Já os ricos casavam-se mais tarde , geralmente o noivo servia no exercito por um certo tempo antes de casar-se. Entre as pessoas de posses, o casamento era como uma transmissão da herança e, por isso, esperava-se que da união resultassem filhos , que seriam os herdeiros. Com relação á reprodução da espécie , os gregos consideravam que a mulher fosse a terra fertilizada pelas sementes do marido, Sperma, em grego, quer dizer sêmen e semente, e se uma mulher não produzisse filhos, isso se devia a uma falha dela e o marido podia divorciar-se justificadamente.
Embora os maridos, em geral, fossem mais velhos do que as esposas e corressem muitos riscos de morrer na guerra, não havia um desequilíbrio muito grande entre o numero de homens e de mulheres, pois as mulheres morriam, com frequência, durante o trabalho de parto. Não eram muitas as pessoas da antiguidade que chegavam a velhice . Para nós que estamos acostumados a conviver com idosos, pode parecer estranho, mas naquela época era muito mais comum do que hoje a morte de pessoas entre trinta e cinquenta anos de idade.
Quando as crianças ficavam órfãs de mãe , o pai casava-se novamente, Já as órfãs de pai eram criados pela mãe, e por um homem da família que