A vida do Porco Espinho
Então, se vira de costas para o rival, pois a parte traseira do seu corpo tem mais espinhos, e começa a andar de ré. Quando encosta no adversário, seus espinhos longos e duros se soltam. E aí o porco-espinho ganha a chance de correr e se livrar do perigo.
Mas nem todos os dias são assim agitados. O porco-espinho costuma viver solitário e protegido em tocas perto de plantas e pedras.
À noite, passeia em busca de alimentos como raízes, folhas, ratos, ovos e animais mortos. Eles só se reúnem na época do namoro, quando as fêmeas se exibem, erguendo a cauda e encolhendo os espinhos.
Depois de cerca de 100 dias, nascem bebês fofos e com pelos macios. Como eles não têm qualquer proteção, ficam no ninho com a mamãe por três semanas. Nesse tempo, os pelos crescem e endurecem, virando espinhos. Aí eles estão prontos para sair com a mãe para aprender a procurar comida e a se defender sozinhos.
Ficha do porco-espinho
Peso: entre 2 e 30 quilos.
Tamanho do corpo: de 60 centímetros a 1,20 metro.
Tamanho da cauda: até 50 centímetros.
O que ele come: raízes, folhas, ratos, ovos e animais mortos.
Onde vive: na África, Ásia, Europa e Nova Zelândia.
Tempo de vida: em torno de 15 anos.
Você sabia que:
Enquanto procura comida e se alimenta, o porco-espinho emite roncos, como um porco, e por isso tem esse nome?
Quando come plantas venenosas, ele solta uma saliva espumosa e lambe o corpo? Esse é outro truque de defesa contra predadores.
O ouriço (foto abaixo) é um bicho de uma espécie diferente, que vive só na América?