A vida de benoit mandelbrot
Mandelbrot, nasceu na Polônia em 20 de Novembro de 1.924, e morreu em 04 de Outubro de 2.010, devido a um câncer no pâncreas. Emigrou-se para a França, devido a 2. Guerra mundial, e seu tio Szolem mandelbrot, um professor de matemática, foi o responsável pela sua educação.
Estudou em Paris e mais tarde foi para os Estados Unidos. Sua carreira acadêmica se dividiu entre a França e os Estados Unidos.
Em 1.958, criou uma associação com os laboratórios de investigação da IBM em Nova Iorque.
Mandelbrot, começou a ficar um pouco insatisfeito em relação à geometria Clássica, uma vez que quando tentava resolver diversos problemas, os pontos, as linhas retas, os círculos, entre outros, não demonstraram sem abstrações adequadas para compreender a complexidade da natureza.
Pesquisou muito sobre processos esporádicos, termodinâmica, linguagens naturais, astronomia, geomorfologia, gráficos e arte. E com a ajuda do computador criou e desenvolveu a GEOMETRIA FRACTAL. Esses termo foi criado á partir do adjetivo latino FRACTUS( Que significa partes, frações, quebrados).
A geometria fractal, é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais.
Fractal pode ser definida como a matemática aplicada no mundo natural, que pode ser usada para captar e medir a complexidade das coisas com as quais interagimos.
Um fractal é um objeto, que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhantes ao objeto original. Diz-se que os objetos fractais têm infinitos detalhes, são geralmente similares e independem de escala.( tamanho)
Exemplificando: Se você pegar uma couve-flor, você pode ver uma superfície toda rugosa, e ao dividi-la, você observará o mesmo padrão de superfície. Dividindo de novo, a mesma coisa.
É como se a couve-flor fosse formada por milhares de pequenas couves-flores e assim por diante.
No início da década de 60, um meteorologista Americano, Edward Lorenz, descobriu um fenômeno chamado de “TEORIA DO