Politica do idoso
Este trabalho pretende abordar essas questões e outras preocupações relacionadas ao envelhecimento da população. Seu público-alvo abrange governantes em todos os níveis, entidades não-governamentais e o setor privado, e todos aqueles responsáveis pela formulação de políticas de programas ligados ao envelhecimento. Além disso, aborda a questão da saúde a partir de uma perspectiva ampla e reconhece o fato de que a saúde só pode ser criada e mantida com a participação de vários setores. E ainda, sugere que os profissionais da saúde liderem o projeto se realmente quisermos que pessoas da Terceira Idade saudáveis continuem a representar um recurso para suas famílias, comunidades e economias, como fatores que determinam se os indivíduos e as populações irão ou não ter uma qualidade de vida positiva à medida que envelhecem. Desafios associados a uma população em processo de envelhecimento, para os Governos e setores não-governamentais, acadêmico e privado que forneça um plano de ação para o idoso.
DESENVOLVIMENTO
1. O que compreende como processo de envelhecimento:
Promoção da Saúde e prevenção de doenças - rt. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Lembra ressaltar que o Estatuto do idoso garante com inércia se a família ela tiver uma visão com certeza ela fará uma prevenção quanto o envelhecimento do idoso como diz a lei no seu artigo Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção,