Relatório butiraldeído
Butiraldeído
1- Objetivo
Preparar o butiraldeído a partir do álcool n-butílico e fazer teste de solubilidade com a solução obtida.
2- Introdução
Dicromato de sódio
Dicromato de sódio, comercialmente também chamado de bicromato de sódio, é o composto químico com a fórmula Na2Cr2O7. Normalmente o sal é usado em sua forma dihidratada Na2Cr2O7·2H2O. Sua química, aparência, e comportamento são muito similares ao de seu similar mais largamente encontrado dicromato de potássio. Esta substância é aproximadamente vinte vezes mais solúvel em água que o similar sal de potássio (49 g/L a 0 °C) e seu peso equivalente é também mais baixo, o que frequentemente é desejável. O dicromato de sódio é um sólido de cor laranja, obtido por acidulação de uma solução de cromato. O dicromato é menos solúvel em água, e é muito usado como agente oxidante. Na análise volumétrica prefere-se o uso do dicromato de potássio no lugar de dicromato de sódio, pois o composto de sódio é higroscópico, enquanto que o composto de potássio não é.
Ácido sulfúrico
H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. Ao diluir o ácido sulfúrico, não se deve adicionar água, porque o calor liberado vaporiza a água rapidamente, à medida que ela vai sendo adicionada.
É uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis).
Preparação:
Obtenção do SO2
S + O2 → SO2
4 FeS2 + 11 O2 → 2 Fe2O3 + 8 SO2
Oxidação de SO2 a SO3:
2 SO2 + O2 → 2 SO3
Este processo necessita de um catalisador, o V2O5 ou Pt.
Existem 2 processos usados para oxidar o SO2.
- Processo das câmaras de chumbo: usa-se o NO2 como catalisador e o ácido produzido é de baixa concentração (60%).
- Processo de contato: neste processo, a oxidação é catalisada