A vermiculita como isolante térmico e acústico e suas aplicações na construção civil
A vermiculita começou a ser explorada após a descoberta de suas propriedades e capacidade de aplicações práticas para desempenhar funções específicas, como um isolante acústico e térmico. Tais características são aferidas à vermiculita quando o mineral é exposto a altas temperaturas, expandindo seu corpo axialmente no momento em que as partículas de água presas em seu interior evaporam.
É um mineral amplamente explorado, tendo aplicações que vão de componentes da construção civil, passando por componentes industriais e siderúrgicos, até como matéria prima de componentes para a agricultura. Possui diversas jazidas distribuídas pelo mundo, sendo o Brasil o 5º maior produtor mundial de vermiculita expandida.
Palavras-chave: Vermiculita. Isolamento Acústico. Isolamento Térmico. Construção Civil.
Introdução
O presente trabalho pretende demonstrar a importância da vermiculita como isolante térmico e acústico, suas propriedades físicas e químicas e sua ampla capacidade de aplicação em diversas áreas da construção civil e da indústria. Segundo Ugarte (2005, p.678):
O mineral comercializado na forma expandida apresenta propriedades como baixos valores de massa específica aparente e de condutividade térmica. Essas características, associadas à granulometria, tornam o produto de vermiculita bastante atrativo para sua utilização em diversas áreas, dentre as quais, na construção civil, na agricultura, nas indústrias química, de tintas, etc.
A vermiculita tem maior variedade de aplicações depois de exposta à altas temperaturas – em média 900ºC, quando toda a água que está aprisionada por entre suas lâminas se transforma em vapor, que consegue se expandir devido à estrutura de seu corpo. A exploração da vermiculita é feita em suas jazidas, dentre as quais podemos destacar três dentro do Brasil, nos estados da Paraíba, Goiás e Piauí.
O estudo de suas propriedades permite uma gama de possibilidades da exploração de suas