Isolamento acustico de fachadas
Universidade Minho, Guimarães, Portugal
RESUMO
Este trabalho tem o objectivo de realizar uma ampla e actual revisão bibliográfica sobre os principais tipos de materiais, técnicas e processos envolvidos no conforto acústico do ser humano. Destaca-se que esta pesquisa tem grande importância tanto para a sociedade como para profissionais e empresas no geral, pois através da mesma, estes tomarão conhecimento não só dos materiais, técnicas e processos convencionais, mas também terão um enfoque de como esta problemática do ruído é solucionada ao redor do mundo, perante a utilização das mais novas tecnologias existentes.
Palavras-chaves: Tratamento acústico, Ruídos, Materiais Acústicos e Dry-wall.
1. INTRODUÇÃO
As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde. Da mesma forma, os ruídos provenientes dos meios urbanos podem ocasionar sérios transtornos dentro dos edifícios, degradando a qualidade de vida da população.
Os principais materiais utilizados na construção civil como os blocos cerâmicos e o próprio betão armado já possuem certa característica isolante, nem sempre suficiente para determinadas aplicações em que se necessite de elevado grau de atenuação.
Para esta atenuação suplementar pode-se utilizar, por exemplo, lã de vidro, lã de rocha, espuma acústica, fibra mineral etc. Ressalta-se que estes materiais podem ser aliados à utilização do processo "dry-wall". Neste trabalho, será apresentada uma revisão bibliográfica sobre os principais tipos de materiais, técnicas e processos envolvidos no conforto acústico do ser humano, a fim de que se crie uma preocupação ambiental para minimizar a exposição aos ruídos.
2. ISOLAMENTO ACÚSTICO
2.1. Definição
A Acústica, ou ciência do som, é uma ciência complexa e um campo de estudo muito importante. Alguns