a utilização de telhas cerâmicas
As coberturas têm como função principal a proteção dos edifícios do ambiente exterior, contra a ação do vento, chuva, neve e intempéries, bem como promovem conforto através de isolamentos térmicos e acústicos, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas.
Pela grande quantidade de matéria-prima, facilidade de manuseio, e um ótimo custo benéfico, as telhas cerâmicas têm larga aplicação em construções de coberturas, assim como em revestimentos.
Elas são produzidas com argila beneficiada e em vários modelos. Em princípio, há dois tipos de telhas cerâmicas: as planas e as curvas. As telhas planas são do tipo Marselha, também conhecidas por telhas francesas, e as telhas de escamas, pouco encontradas.
As telhas cerâmicas são fabricadas com argila analisada e preparada em processo de prensagem ou extrusão e queimadas. Suas principais características são:
Isolante Térmico: atuando como isolante tanto para o frio como para o calor.
Isolamento Acústico: Inibe a propagação externa de sons aéreos.
Difusão do Vapor: Como é porosa, a argila cozida absorve a umidade interior das coberturas nos dias úmidos e chuvosos.
Variação de Volume: A expansão por umidade e a expansão térmica são reduzidas ao mínimo.
Resistência ao Fogo: Produtos concebidos da argila, por sua natureza, não são inflamáveis.
2. Normas Construtivas Prediais
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece exigências em sistemas de edifícios habitacionais.
A nova norma NBR 5575-5 consolida regras já existentes na norma anterior no entanto ela ficará mais simples para que o consumidor perceba as falhas existentes.
A norma exige que exista no mínimo padrões de conforto térmico, acústico e lumínico, sem esquecer também a acessibilidade, segurança, saúde, higiene e a qualidade do ar.
A avaliação do desempenho busca avaliar a adequação ao uso de um sistema ou de um processo construtivo.
Definição da Norma NBR 5575-5 sobre sistema de