Equipamentos e servicos na costrucao civil
O que determina a composição de uma telha é a forma como ela será empregada na construção. Aspectos ambientais, como chuvas frequentes, temperatura da região da obra e a arquitetura projetada, por exemplo, são indispensáveis para que seja feita uma escolha adequada do material de fabricação da telha.
O modelo clássico, e mais utilizado, é a telha de cerâmica, feita com composições de argilominerais, principalmente ilita e montmorilonitas. A cor vermelha da telha é uma característica da argila queimada e sua vida útil é maior do que das telhas feitas com cerâmica branca.
Com matéria-prima selecionada, a massa cerâmica é preparada com objetivo de atingir peculiaridades compatíveis com formato e utilização do produto. Fatores como bom encaixe, baixa porosidade, resistência da massa seca, elevada resistência à flexão são importantes para a garantia da qualidade da telha.
Atualmente é possível observar uma diversidade de soluções para coberturas em obras dos mais diversos portes. Sendo assim, a telha pode ser composta de outros materiais que se adéquam melhor à ocasião.
Os mais conhecidos depois da telha de cerâmica são as telhas metálicas e as de fibrocimento (ou amianto), mas ainda existem outros materiais como vidro, plástico, cimento, pedra, madeira e também telhas fabricadas com materiais recicláveis.
As telhas feitas de produtos metálicos têm-se dissipado entre os consumidores. São ideais para zonas industriais e marítimas, já que são protegidas contra a corrosão. Além disso, se destacam pela resistência e leveza.
Arquitetura moderna e de alta tecnologia também utiliza coberturas conhecidas como telhas metálicas autoportantes. Esse tipo de material é uma saída para espaços com vãos livres, extensos e que necessitam de fechamentos laterais, como é comum em ambientes como ginásios de esportes. Essas telhas são resistentes, de rápida aplicação e econômicas, dispensando estruturas intermediárias. Outra vantagem é que as telhas metálicas