A utiliza o do l dico em sala de aula
CURSO DE LETRAS – INGLÊS
PRODUÇÃO DE TEXTO
PROF. KELI
28 SET.2012
ALINE MAIRA, TAYNAH, ITAMAR TORRES
A utilização do lúdico em sala de aula
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre:
Artmed, 2001.
DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Companhia Nacional, 1978.
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de quinta a oitava série:
Língua Estrangeira. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Aline, Taynah e Itamar, acadêmicos do segundo período do curso de Letras/Inglês, na Universidade, Estadual de Montes Claros, UNIMONTES.
O lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade e o conhecimento, através de jogos, dança música e tem o intuito de educar e estimular o processo mental do aluno, acionando o pensamento do mesmo e gerando um maior interesse nas atividades educativas. Estudos comprovam que os seres humanos retêm mais aquilo que praticam, ou seja, fazem e falam. Sendo assim, a utilização do lúdico nas aulas de Língua Inglesa, contribui para um melhor aproveitamento do que foi proposto, melhorando o rendimento dos alunos.
Os jogos propiciam momentos de descontração e motivam os estudantes a participarem mais ativamente das aulas de língua inglesa. A utilização de jogos é largamente pensada para a Educação Infantil, mas tem sido pouco explorada na Educação de Jovens e Adultos. O vocabulário encontrado em jogos, sites e aparelhos da tecnologia da informação motiva porque professores e aprendizes podem ter certeza que a linguagem que estão praticando é moderna, usada em situações do dia-a-dia, dirigida a situações em que provavelmente se encontrarão inseridos. Esta experiência demonstra que os jogos podem ser bem aceitos também por jovens e adultos, principalmente para o ensino de língua inglesa, facilitando o contato e a utilização da língua estrangeira desmitificando a idéia de dificuldade e criando um ambiente lúdico para o aprendizado. Para