A técnica de clonagem terapêutica para obtenção de células - tronco
É importante que as pessoas entendam que, na clonagem para fins terapêuticos, serão gerados só tecidos, em laboratório, sem implantação no útero. Não se trata de clonar um feto até alguns meses dentro do útero para depois lhe retirar os orgãos como alguns acreditam.
Em uma pesquisa publicada na revista Sciences por um grupo de cientistas coreanos (Hwang e col., 2004) confirma a possibilidade de obter-se células - tronco pluripotentes a partir da técnica de clonagem terapêutica ou transferência de núcleos. O trabalho foi feito com a participação de 16 mulheres voluntárias que doaram, ao todo, 242 óvulos e células "cumulus" (células que ficam ao redor dos óvulos) para contribuir com pesquisas visando á clonagem terapêutica.
Teapia celular com outras fontes de células - tronco
a) Indivíduos adultos
Pesquisas mostraram que células - tronco retiradas da medula de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstruir o músculo do seu coração, o que abre perspectivas fantásticas de tratamento para pessoas com problemas cardíacos.
b) Cordão umbilical e placenta
Pesquisas vêm mostrando que o sangue do cordão umbilical e da placenta são ricos em células - tronco.
c) Células embrionárias
Se as células - tronco de cordão tiverem a potencialidade desejada, a alternativa será o uso de células - tronco embrionárias obtidas de embriões não utilizados que são descartados em clínicas de fertilização.
Vantagens:
-Preserva as espécies de animais;
-Desenvolve imunidade à determinadas doenças;
-Sua utilização para a produção de células-tronco com o intuito de recuperar alguns órgãos e tecidos;
-Ajuda aos casais que não conseguem ter filhos, mesmo após tratamentos de fertilidade;
-Resgate de material