Células-tronco
O que são células tronco?
São células com grande capacidade de transformação celular, dando origem a diferentes tecidos no organismo. Possuem capacidade de auto-replicação, ou seja, geram cópias idênticas de si mesmas ou de potencial de diferenciação, sendo a capacidade de ter, quando em condições favoráveis, gerar células especializadas e de diferentes tecidos, conforme mostrado na Figura 1. (Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LANCE – UFRJ))
Figura 1: adaptado de www.nationalacademies.org/stemcells
Originadas das mitoses do zigoto, também chamadas de células-mãe ou células estaminais, são células simples, que se diferenciam de qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido, sendo classificadas em células tronco embrionárias ou células tronco adultas.
Encontradas em embriões, no cordão umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula óssea e o trato intestinal. Além disso, outra pesquisa, feita no Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ambas brasileiras, conseguiu transformar as células do sangue menstrual em células tronco embrionárias.
É através do seu comportamento que há a possibilidade de definir se uma célula tronco é verdadeira, ou seja, se ela é capaz de atuar como a fonte ou como o tronco, para outros tipos de célula, enquanto permanecem em estado genérico. Essa definição é feita através de exames minuciosos e exaustivos. (Brasil Escola)
DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS-TRONCO
As células-tronco podem ser classificadas em:
Totipotentes - O corpo humano é formado por vários tipos de tecidos e essas células são capazes de se diferenciar de qualquer tipo de tecido, inclusive placenta e embrionários. Elas são encontradas nas primeiras divisões do embrião, entre o terceiro ou quarto dia após a fecundação, quando o embrião encontra-se anterior à fase de blastocisto, como mostra a Figura 2.
Figura 2: Zigoto