a tulipa negra
Segue sugestão de roteiro: Iniciar contando o nome dele (Francisco Cândido Xavier), quem eram seus pais (João Cândido Xavier e Maria João de Deus) e que tinha oito irmãos. Falar acerca da morte da mãe de Chico quando ele tinha cinco anos e da separação dos irmãos. Em breve relato, abordar os maus-tratos sofridos por Chico, durante dois anos, que foram praticados por sua madrinha Rita de Cássia. Aparecimento da mãe, em espírito e o encontro com Cidália Batista (madrasta que acolheu os nove filhos de seu João Cândido Xavier).
Esta primeira parte, que se refere à infância de Chico, encontra-se (belamente) retratada no livro Lindos Casos de Chico Xavier, de Ramiro Gama, Editora LAKE. Falar da bondade e do amor de Chico pelas pessoas e pelos animais. Sugerimos contar o caso de Dom Negrito, a Morte do Cão Lorde, Vá com Deus e a Água da Paz, do livro Lindos Casos de Chico Xavier.
Contar que Chico desde pequeno via espíritos e conversava com eles. Chico trabalhava desde criança, mais tarde foi aprovado em Concurso Público para trabalhar no Ministério da Agricultura, como escriturário (ganhava muito pouco).
Quando era adolescente, apareceu a ele o espírito que seria seu mentor nesta reencarnação: Emmanuel (se possível, mostrar figura de Emmanuel). Eles tiveram muitas conversas. Emmanuel sempre esteve ao seu lado auxiliando e orientando diante das dificuldades e obstáculos que surgiam para o cumprimento de sua missão. Quando Chico tinha perto de 20 anos, Emmanuel teve uma conversa séria com ele:
- Chico, você realmente quer ser médium? Chico disse que sim. O mentor disse então que eram necessárias três coisas: -A primeira é disciplina. - Tudo