A transformação político-econômica do capitalismo do final do século XX
Este modo de acumulação fordista propiciou um aumento significativo do consumo configurando assim o consumo em massa, o então chamado consumismo, por conta de todas essas mudanças a realidade social passou a ser alterada, já que um novo tipo de trabalhador configurava um novo tipo de homem para com a sociedade.
O modo de acumulação fordista se estabeleceu, com efeito, uma longa e complicada história que se tende por quase meio século, houve dois principais impedimentos para a disseminação do fordismo no período denominado entre-guerras. De inicio o estado das relações de classe no mundo capitalista dificilmente é propicio a esse tipo de produção, Ford usava quase que unicamente a mão-de-obra de imigrante o que tornou a mão-de-obra dos americanos hostis provocando uma alta taxa de desemprego entre os americanos e no resto do mundo capitalista a organização do trabalho e as tradições artesanais era muito forte e a imigração muito fraca para que o modo fordista pudesse se instalar.
Outro fator foi que se fez necessário um novo modo de regulamentação para atender aos requisitos da produção fordista e foi preciso o choque da depressão selvagem e do quase colapso do capitalismo na década