renascimento
A visão histórica de Nicolau Sevcenko, mostra como estava o ocidente europeu no fim da baixa Idade media, o ocidente europeu assistiu a um processo de ressurgimento do comercio e das cidades e dos domínios do mar mediterrâneo, destacando assim o século xv como o século do comercio, as cidades eram consideradas o centro de produção artesanal, entre pontos comerciais. Para Nicolau Sevcenko a sociedade europeia buscou concentrar essas mudanças a partir da colaboração do homem, a reestruturação do sistema é o que vai demonstrar essa mudança que a sociedade europeia estava passando, e as mudanças, mudariam o comportamento de toda a sociedade, política, econômica e religiosa.
Com a reestruturação as cidades cresceram e gerava uma crise para reestruturar todo o comportamento o que vai gerar a crise do século xiv, todo esse processo de crescimento entrou em colapso dos quais temos como principais fatores, a peste negra, guerras, revoltas populares, e o aumento da carga de trabalho,era possível observar a grande mortalidade por conta da peste negra e das guerras. Essa crise do século xix contribuiu para que a economia monetária, a atividade comercial e os investimentos do capital se intensificassem ainda mais. Contudo de açor com Sevcenko o resultado dessa crise foi o fortalecimento do comercio, que isso porque vários centros urbanos passaram a existir. Fortalecendo assim ainda mais a monarquia.
Uma nova ordem social passou a existir que são questões sobre o resultado da crise do século xiv, a nova sociedade precisava de respostas para entender essas mudanças, através de algo concreto das ciências naturais(novos centros), houve rupturas, mentais, política, livre concorrência, as invenções promoveram aumento de produção(ganhos de produtividade). Surgem mapas cartográficos e a materialização das ciências.
O que pensavam os humanistas disso tudo?
Eles estavam empenhados da reforma educaional, baseada nos estudos humanísticos, procuravam