A rede e o ser
ARMANDO TRASSI
A REDE E O SER
Ariquemes
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RONDÔNIA
ARMANDO TRASSI
A REDE E O SER
Trabalho como requisito para avaliação na disciplina de Sociedade da Informação, do curso de Pós-graduação Latu Senso, Informática na Educação, IFRO - Instituto Federal de Rondônia.
Professor: Renivaldo Oliveira Fortes
Ariquemes
2013
Quinta 30 de maio de 2013
Síntese: o Prólogo: a Rede e o Ser, do livro A Sociedade em Rede de Manuel Castells.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer, com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt, volume I, 2ª edição editora Paz e Terra S/A.
CURSO: Informática na Educação
DOCENTE: Renivaldo Oliveira Fortes
DISCIPLINA: Sociedade da Informação
Turma: 2013
A Rede e o Ser
Manuel Castells
A sociedade contemporânea vive hoje um dilema, quanto à revolução tecnológica que começou a remodelar a sociedade em ritmo acelerado no final do século XX, Castells no prólogo a Rede e o Ser do seu livro A Sociedade em Rede, mostra o desejo de colaborar no debate na reflexão, no surgimento desta nova cultura bipolar entre a Rede e o Ser, “ uma contribuição modesta e que devemos levar a tecnologia a sério.”
Os colapsos do estatismo soviético, o fim da Guerra Fria, alteraram a geopolítica global, o capitalismo passa por um processo de profunda reestruturação, descentralização das empresas e sua organização em redes, tanto interna quanto externa, a incorporação maciça das mulheres na força de trabalho, a intervenção do estado do bem-estar social com diferentes intensidades e orientações instituições politicas de cada sociedade.
Não só as tecnologias evoluíram, as atividades criminosas e organizações ao estilo da máfia de todo o mundo também se tornou global e informacional. As redes interativas de computadores estão crescendo, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida e, ao mesmo tempo,