A transformação do valor do dinheiro no tempo
Título: A transformação do valor do dinheiro no tempo
Disciplina: Matemática Financeira
Atividade: A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo. Partindo dessa afirmação, elabore um texto.. apontando os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização – simples e composta –, considerando, no dia a dia das empresas, tanto a aplicação quanto a captação de recursos; posicionando-se sobre o regime de capitalização mais adequado à aplicação e à captação de recursos pela empresa.
A transformação do valor do dinheiro no tempo
Em uma realidade econômica, onde se preocupa muito com a inflação e a variação cambial, o valor do dinheiro no tempo torna-se um dos pontos principais para o sucesso de uma empresa. Saber qual a melhor forma de investir ou de tomar crédito é imprescindível na administração. “O primeiro pilar das finanças é o valor do dinheiro no tempo. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro.” (BERTOLO, 2011, p. 04).
“O valor do dinheiro no tempo (VDT) se refere ao fato que dinheiro (um dólar, um euro, um yen, ou um real) na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do porquê isto é verdadeiro. Primeiro, dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta.” (BERTOLO, 2011, p.04).
A forma como o capital é rentabilizado ao longo do tempo chama-se juro. É o dinheiro pago pelo uso do dinheiro emprestado. O juro é a