A trajetória do serviço social no brasil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 BIBLIOGRAFIA 7 INTRODUÇÃO
Tendo suas raizes nas formas de assistencia social que se desenvolvem com a mobilização do movimento leigo pela igreja católica a partir da segunda metade da década de 20, assim o serviço social vai surgir na década de 30, a partir da iniciativa de grupos sociais majoritariamente femininos vinculados à igreja católica, cuja origem social pode ser encontrada na burguesia e aristocracia agrárias da época, e que constituirãoexatamente a base social do movimento leigo.
Passado o período de intensaexpectativa por parte da igreja em relação aos rumos que o estado irá assumir após o movimento de 30, a aproximação será profunda, principalmente a partir de 1935 a 1937, quando se consolida a ideologia corporativa hegemônica dentro do aparelho "Estado". A partir da fundação das escolas especializadas de Serviço Social no Brasil, tendo como centro de irradiação os núcleos de São Paulo e Rio de Janeiro, os serviços profissionais deste novo agente passam a ser crescentemente analizados e aváliados pelo estado e pelas empresas privadas, ocupando assim um papel específico dentro da divisão social e técnica do trabalho, desta forma as leis sociais foram implementadas principalmente referentes à legislação trabalhista e sindical.
DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social no Brasil surge a partir da eclosão da questão social1. As bases para sua implantação deu-se a partir do reconhecimento das tensões sociais, oriundas do agudizamento da questão social nas décadas de 1920 e 1930 com o processo de industrialização. Portanto, sua gênese corresponde à conjuntura vivenciada no país neste período, momento em que o Estado passa a utilizar-se de estratégias de intervenção e regulação da questão social via políticas sociais. Estas estratégias foram influenciadas pelas mudanças ocorridas no país – principalmente as econômicas –, em função do