A trajetória do serviço social no brasil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por princípio fazer uma resenha critica sobre o texto: Trajetória do Serviço Social no Brasil. O texto traz relatos históricos da profissão de Assistente Social ao longo do século passado e sua trajetória na discussão da “questão social”. Torna-se importante o entendimento da evolução profissional, pois precisamos entender o contexto histórico em que a profissão foi criada, regulamentada, influenciada e renovada. Ao entendermos a formação e evolução histórica da profissão poderemos entender e superar os desafios enfrentados atualmente. O perfil profissional atual é uma soma das experiências que outros profissionais absorveram ao longo de pouco mais de um século. Sendo assim podemos definir o Serviço Social como uma profissão em constante mutação, pois a sua evolução técnica - cientifica permanecerá existindo e contribuindo na capacitação do profissional e melhoria no atendimento dos demandantes.
DESENVOLVIMENTO
A trajetória histórica do serviço social como profissão no país passa pela influência da Igreja Católica a partir da segunda metade da década de 20, com a mobilização dos movimentos leigos. Tendo sido reconhecido como profissão no momento em que a Igreja assumiu um papel ativo na chamada “questão social”. A questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora definida também como a contradição existente entre as categorias capital e trabalho, próprias do sistema capitalista de produção. A concepção de questão social definida por CARVALHO e IAMAMOTO, (2007, P.77):
“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.