A trajetória do serviço social no brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
PRYSCILLA DAYANA CONSTANTINO DOS SANTOS
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Vitória
2011
ATIVIDADE DE SERVIÇO social
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof.: Adarly Rosana Goes Prof.: Sérgio de Goes Barbosa Prof.: Lisnéia Rampazzo Prof.: Márcia Bastos
Vitória
2011
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O Serviço Social é uma profissão cujo objeto de intervenção é a expressão multifacetada da questão social e tem contribuições da sociologia, psicologia, ciência política, antropologia e ética. É uma profissão de caráter sócio-político critico e interventivo que se utiliza de instrumental cientifico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para o analise e intervenções nas diversas refrações da questão social.
O assistente social tem como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica.
Neste trabalho veremos a trajetória da profissão para que hoje se encontre regulamentada pela lei Nº 8662 de 07 de junho de 93 que legitima o conselho Federal de Serviço Social e conselhos Regionais.
Desenvolvimento
A profissão surge no século XIX, em 1898 na cidade de Nova Iorque, com a ascensão da sociedade burguesa, com o aparecimento de classes sociais, a burguesia necessitava de um profissional da área social.
Nas décadas de 1920 e 1930 surge no Brasil a partir da eclosão da questão social, as bases para sua implantação deu-se a partir do reconhecimento das tensões sociais com o processo de industrialização. Sua gênese corresponde à conjuntura vivenciada nos pais nesse período, momento em que o estado passa a utilizar-se de estratégia de