A trajetória da educação infantil.
Introdução
Esse projeto tem como objetivo criar estratégias de ensino de jogos que possibilitem a criatividade dos alunos e o desenvolvimento no Pré com crianças de 04 a 05 anos.
O projeto se caracteriza por uma atividade lúdica proporcionada pelos jogos como um desencadeador no processo de aprendizagem. Neste projeto os alunos participarão de jogos e brincadeiras com regras simples.
Justificativa
O trabalho proposto neste projeto parte da necessidade de se pensar a educação escolar como um trabalho do conhecimento. Nesta proposta, procura-se criar condições para que o aluno obtenha conhecimentos através de jogos e brincadeiras. As atividades serem apresentadas fundamenta-se nos princípios do construtivismo, cujo principal representante é Piaget, e do interacionismo representado por Vygotsky. Alguns pesquisadores denominam sociointeracionismo a síntese dessas duas teorias. Nessa concepção, o conhecimento não é visto como algo a ser posto para dentro do aluno, mas como algo a ser produzido, reconstruído por ele, considerando-o sujeito e não objeto da aprendizagem.
Considerando essa teoria, podemos dizer que o jogo é um elemento essencialmente socializador e consequentemente, algo muito importante para o desenvolvimento humano. Justifica-se esse projeto porque se observa que entre educadores falar sobre a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino aprendizagem ainda é um pouco complexo.
Objetivo Geral: Desenvolver o interesse dos alunos através de jogos lúdicos e cooperativos para então construir o conhecimento de vários aspectos disciplinares de forma lúdica e desafiadora.
Objetivos Específicos:
Desenvolver o raciocínio;
Estimular o contato dos alunos com os jogos em algumas atividades;
Desenvolver a coordenação motora;
Incentivar o espírito de equipe;
Fundamentação Teórica
As atividades possibilitam que as crianças ultrapassem sentimentos e fatos, combinando-os entre si, reelaborando-os