A tomada de descisoes nas empresas
A primeira preocupação, ao focalizar o processo decisório, é conceituá-lo e caracterizá-lo no contexto organizacional, pois a realidade atual nos conduz a situações em que, na preocupação de levar sua empresa a alcançar os objetivos almejados, as decisões tomadas passam a ter relevante peso na vida de cada administrador, podendo trazer conseqüências diretas e imediatas para a empresa.
O conflito de interesses pode existir entre os administradores da empresa - que buscam resultados que justifiquem suas posições, bem como enalteçam seu trabalho e valorizem-nos como profissionais; e os acionistas da empresa - esses buscando o retorno dos seus investimentos, os cash flows.
Quando os acionistas são constituídos por um grupo familiar, caracterizando uma empresa homônima, são observadas diversas peculiaridades e as barreiras se multiplicam. Os problemas são os mais diversos e o nível de complexidade varia de acordo com o porte da empresa e as características da estrutura familiar. A busca da lucratividade remete o empresário à tomada de decisão sobre as diferentes formas de obtê-la, com efeito direto na gestão da empresa. Muitas vezes, ressente-se da própria falta de profissionalização da gerência. Noutras, essa existe na figura de profissionais competentes, mas as interferências provenientes dos