A terminar
INTRODUÇAO
A qualidade da água necessita ser monitorizada ,para se avaliar o potencial de contaminação ou risco a sociedade, vários parâmetros são necessários analisar , avaliando neste contexto a alcalinidade atraves da titularidade, que permite verificar:
Hidróxido OH−
Carbonatos CO32- bicarbonatos H CO32-
Através do método da titularidade observa-se , em laboratório qual tipo de substancia é necessário utilizar, para se estabelecer um padrão de qualidade da agua coletada.
Alcalinidade total
A alcalinidade total de uma água é dada pelo somatório das diferentes formas de alcalinidade existentes, ou seja, é a concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos, expressa em termos de carbonato de cálcio.
Pode-se dizer que a alcalinidade mede a capacidade da água em neutralizar os ácidos.
A medida da alcalinidade é de fundamental importância durante o processo de tratamento de água, pois é em função do seu teor que se estabelece a dosagem dos produtos químicos utilizados.
OBEJETIVO
O objetivo de analise foi coletar um volume de água pequeno para ser transportado e manuseado no laboratório, Implicando a verificação de pH e alcalinidade de acordo com os parâmetros estabelecidos pela RESOLUÇÃO N 357, E 17 DEMARÇO DE 2005 publicado no DOU n 053, de 18/03/2005, págs. 58-63, Conselho nacional do meio ambiente - CONAMA.
A amostra foi trabalhada de tal forma que nenhuma mudança significativa em sua composição afetasse o resultado da analise. Teve como iniciativa contribuir para o desenvolvimento de pesquisas sobre analise de agua, licenciamento e adequação ambiental na aquicultura continental e oceânica na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte.
Metodos
Amostragem 1 Litro de agua coletada diretamente do rio.
Proveta, utilizada para medição de 100ml da amostragem.
Utilizado 3 gotas de alaranjado de metila. H2SO4
Bureta, Erlenmeyer, funil de haste longa, suporte