Trabalho de economia
O estabelecimento da sociedade liberal seguiu etapas definidas como: formação, expansão e crise. O objetivo do texto é dar maior atenção ao período de formação, no qual se estabeleceram formas capitalistas primitivas de produção à medida que o antigo regime feudal se desintegrava. Os homens do mundo feudal satisfaziam suas necessidades a partir da troca de produtos, o capital adquirido era estático e inativo. Por volta do século XI, o comércio desenvolveu-se devido ao crescimento das corporações de ofício e da vida urbana. Depois do século XII a economia começou a ser organizada a partir de mercados e o caráter natural da economia alto suficiente do inicio da Idade Média transforma-se em economia do dinheiro com o comércio em expansão.
O inicio pífio do capitalismo pode ser denominado como “era mercantilista” ou “era pré-capitalista”, que foi marcada pelas grandes navegações promovidas por países como Portugal e Espanha, um comércio mais integrado com outros continentes e inclusive com os próprios países do continente Europeu. O período também foi marcado pelo imperialismo e pela exploração das colônias por parte das metrópoles que no fundo foi uma peça essencial do próprio sistema mercantilista.
Durante a fase final do feudalismo, isto é, no período de transição entre feudalismo/mercantilismo, a acumulação de capital apareceu sob inúmeras modalidades: Agricultura, em que o processo de acumulação apareceu nos cercamentos, propriedades privadas onde se intensificam o cultivo de cerais o que