A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS E UMA NOVA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO DO HUMANO
Comunicativa, a saber: o novo paradigma de compreensão do universo social, que divide o sistema social em Mundo Vital e Mundo Sistêmico, compreeendendo que no mundo vital há o desenvolvimento do agir comunicativo e no mundo sistêmico há o desenvolvimento do mundo instrumental e estratégico. O trabalho traz ainda a noção de uma
Identidade do Eu, construída a partir de um desenvolvimento comunicacional que, por sua vez, segue com a tradição desenvolvimentista de Piaget, mas também influenciada pela visão materialista dialética, construindo três estágios básicos do desenvolvimento do agir comunicativo: o nível pré-convencional, o nível convencional e o nível pós-convencional. Desta forma, apresenta uma nova possibilidade para a análise dos processos de desenvolvimentos, tanto do fenômeno humano como do fenômeno social, caracterizando sua teoria como uma teoria psicossocial.
Palavras chave: Psicologia Social; Psicologia do desenvolvimento; Teoria da ação comunicativa.
Abstract: This paper aims to give a historical overview about the importance of Habermass theory for the contemporary philosophical thought. It intends to clarify the concepts of the communicative development of both the society and the individual.