Trabalho
Alfabetização
O padrão de educação no Haiti é extremamente baixo. A taxa de alfabetização é de cerca de 50% (55% para homens e 51% para mulheres) está muito abaixo da média de 90% dos países da América Latina e do Caribe.
Apesar de a educação ser gratuita, o uniforme e o material escolares não são. Por isso, muitas crianças não podem frequentar a escola, especialmente nas áreas rurais. A taxa de evasão escolar em todos os níveis é muito elevada, e em particular nas áreas rurais.
O melhor ensino é o oferecido por escolas privadas, em sua maioria administradas por organizações religiosas católicas ou protestantes. Algumas oferecem uma educação completa, do jardim de infância até a escola secundária. Atualmente, a maioria das escolas do Haiti são privadas. Escolas privadas internacionais (administradas pelo Canadá, França ou Estados Unidos) e escolas administradas pelas igrejas locais educam 90% dos estudantes. O país possui uma grande falta de material escolar e professores qualificados, e a população rural continua tendo pouca presença nas escolas do país.
Escolas primárias
Crianças da escola primária no Haiti
O Haiti possui 15.200 escolas primárias, das quais 90% são não públicas e administradas pela comunidade, organizações religiosas, ou ONGs.
O jardim de infância é oferecido pelas escolas primárias e é o nível mais frequentado em todas as escolas. As crianças frequentam o jardim de infância por dois anos, com as idades de 3 e 4 anos e então passam ao ensino elementar, onde permanecem por mais seis anos. As aulas são ministradas em haitiano até os últimos anos, quando as crianças começam a aprender o francês para se preparar para o ensino secundário. A matrícula no ensino primário tem alcançado os 80%, mas menos de 30% das crianças concluem os seis anos regulamentares.
Escolas secundárias
Poucas crianças conseguem chegar à escola secundária, especialmente em áreas rurais, onde são frequentemente requisitadas a