A tentação - a mortificação do pecado - resumo
Aluno: Welson de Lima Souza (25/03/2013)
A tentação
A Mortificação do pecado
A tentação
A Mortificação do pecado
Resumo do Livro:
Autor: John Owen - Editora: PES
-------------------------------------------------
Extensão Suzano |
-------------------------------------------------
* Curso de Teologia (Pleno) * Matéria: Ética Cristã. * Professor: Pr. Silas
I
-------------------------------------------------
ntrodução: A tentação pode ser favorável ao nosso crescimento espiritual (provações dadas por Deus), e também pode ser totalmente drástica se imputada por satanás (este tipo de tentação tem o objetivo de levar-nos ao pecado e consequentemente a morte).
A Tentação
O Livro “A Tentação” de John Owen nos mostra claramente as referências bíblias sobre “A advertência do Salvador sobre a tentação”. O mesmo expõe o contexto de “Vigiai e orai, para que não caiais em tentação” Mat. 26:41, Mar. 14:38; Luc. 22:46.
Verificamos “Três lições básicas” dentro desta advertência: 1) Precisamos estar constantemente alerta para a tentação; 2) “Cair em tentação” é experimentar a tentação na sua forma mais poderosa e perigosa. 3) Para evitar ser atingido por uma experiência de tentação, devemos aprender a “vigiar e orar”.
São apresentados dois tipos diferentes de tentação: 1) Modo bom de tentação (provação), usado por Deus para um propósito bom: a. Expor a nós mesmos defeitos, temperamentos e várias fraquezas nossas, que antes de tal provação não conhecíamos, e também aprimorar o nosso relacionamento com Deus, nos levando a conhecer de forma prática o agir da Graça, Misericórdia e Fé derramada da parte de Deus sobre nós; b. Este tipo de provação tem o propósito de revelar-nos ainda mais de Deus e também as nossas falhas com vista ao nosso aperfeiçoamento; 2) Modo mau de tentação, usado por satanás para um propósito mau; c. Este tem como propósito