A tensão na fronteira eua/méxico
Ela atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos. A extensão total da fronteira é de 3141 km, de acordo com a Comissão Internacional de Limites e Águas.
Ela é a fronteira internacional mais frequentemente cruzada do mundo, estimativas apontam que a cada ano transitam pela fronteira cerca de 1 milhão de imigrantes ilegais.
Riqueza, saúde, bem estar, melhores condições de empregos. Esses são os principais fatores que levam a população do mundo inteiro cruzar a fronteira norte americana.
Em quase toda faixa da fronteira há uma cerca de arame farpado, controlado diuturnamente pela guarda de fronteira norte-americana e por sofisticados sistemas eletrônicos cujo objetivo é impedir a todo o custo a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
Estima-se que haja 10 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos
O resultado, de acordo com números obtidos pelo "LA Times", é que o total de brasileiros detidos ao tentar entrar no território americano triplicou em menos de um ano, chegando a 25,6 mil.
O tráfico de imigrantes ilegais tornou-se também um problema de segurança nacional no México. Seu "comércio", que movimenta cerca de US$ 5 bilhões anuais, é controlado por máfias com ramificações em todo o mundo. Os "guias" desses imigrantes ilegais, conhecidos como coiotes, chegam a cobrar 5 mil dólares por travessia. Nas últimas duas décadas não foram poucos os imigrantes que perderam a vida na tentativa de chegar aos Estados Unidos. Embora parte deles seja capturada pela polícia de fronteira norte-americana e mandada de volta para o México, estimativas apontam que a cada ano transitam pela fronteira cerca de 1 milhão de imigrantes ilegais.
Em 1993, 1,3 milhão de imigrantes ilegais foram presos na