A tecnologia e a sua administração
Todas as empresas dependem de algum tipo de tecnologia ou conjunto de tecnologias para funcionar e alcançar seus objetivos.
A tecnologia é algo que se desenvolve predominantemente nas empresas por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre tarefas e pelas suas manifestações físicas de correntes – como maquinas, equipamentos, instalações, constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em resultados. Ela é um componente do meio ambiente na medida em que as empresas adquirem, incorporam e absorvem em seus sistemas as tecnologias criadas e desenvolvidas pelas outras empresas do seu ambiente de tarefa.
TIPOLOGIAS DE TECNOLOGIAS: Será tratada de vários ângulos como: arranjo na empresa, seu produto e o tipo de operação.
1) De acordo com o arranjo físico se classifica em:
Tecnologia de elos de seqüência: baseia-se no trabalho em série, ou seja, cada atividade só pode ser executada após completar com êxito a anterior e assim sucessivamente.
Tecnologia mediadora: utilizada por empresas cujas funções básicas residem na ligação de clientes que são ou desejam ser interdependentes ou inter-relacionados.
Tecnologia intensiva: focalizada no cliente utilizando uma variedade e heterogeneidade de técnicas determinadas pela retroação ou feedback fornecida pelo objeto (cliente).
2) De acordo com o produto ou resultado se classifica em duas maneiras;
- Quanto à sua flexibilidade:
Tecnologia flexível – ocorre na medida em que as máquinas e os equipamentos, matérias-primas e o conhecimento podem ser usados para outros produtos ou serviços diferentes. A tecnologia se adapta aos serviços a serem executados.
Tecnologia fixa – não permite a utilização em outros produtos ou serviços diferentes. A empresa se adapta à tecnologia que tem.
-